JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
A Associação CasaViva, fundada em abril de 1996, é uma entidade de direito privado, filantrópica e sem fins lucrativos. Atualmente, a CasaViva divide suas ações em duas perspectivas: a primeira, alinhada à reforma psiquiátrica, que põe fim ao histórico de maus tratos dentro dos hospitais psiquiátricos, supostamente responsáveis pelo cuidado de pessoas com transtornos mentais, mas que promoveram a barbárie para com seus usuários num passado próximo. A segunda perspectiva de ação institucional se concretiza, então, na mobilização de equipes multidisciplinares para o tratamento dos usuários de drogas, contando com um escopo atual de cinco projetos distintos, destinados à ações plurais que abarcam as toxicomanias.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ADESÃO À POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA À POPULAÇÃO DE RUA

Na quarta-feira (04 de Junho), Tatiana Oliveira Pereira Tavares (Coordenadora do Consultório na Rua da CasaViva) - titular, foi empossada pelo Prefeito de Juiz de Fora Sr. Bruno Siqueira no Comitê Gestor Municipal Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua - Comitê Pop Rua.

Juiz de Fora é oficialmente a primeira cidade brasileira interiorana a aderir à Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua.

A Associação CasaViva é uma das Instituições que fazem parte do Comitê Intersetorial.


PRINCÍPIOS da Política: 

"I - Promoção e garantia da cidadania e dos direitos humanos; 

II - Respeito à dignidade do ser humano, sujeito de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e 
culturais; 

III - Direito ao usufruto, permanência, acolhida e inserção na cidade; 

IV - Erradicação de estigmas negativos e preconceitos sociais que produzam ou estimulem novas formas de discriminação e marginalização, seja pela ação, seja pela omissão; e valorização da 
diferença entre pessoas, qualquer que seja a origem, raça, idade, condição social, nacionalidade, gênero, orientação sexual, origem étnica ou social, atuação profissional, religião, e situação migratória;

V - Supressão de todo e qualquer ato violento e ação vexatória, inclusive os estigmas negativos e preconceitos sociais em relação à população em situação de rua." 

Parabenizamos aos profissionais envolvidos. 
Ainda há muito trabalho a frente, vamos construindo essa assistência com os diversos setores da sociedade. 

Conheça mais sobre a Política:

Decreto do Governo Federal - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7053.htm














Nenhum comentário:

Postar um comentário