JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
A Associação CasaViva, fundada em abril de 1996, é uma entidade de direito privado, filantrópica e sem fins lucrativos. Atualmente, a CasaViva divide suas ações em duas perspectivas: a primeira, alinhada à reforma psiquiátrica, que põe fim ao histórico de maus tratos dentro dos hospitais psiquiátricos, supostamente responsáveis pelo cuidado de pessoas com transtornos mentais, mas que promoveram a barbárie para com seus usuários num passado próximo. A segunda perspectiva de ação institucional se concretiza, então, na mobilização de equipes multidisciplinares para o tratamento dos usuários de drogas, contando com um escopo atual de cinco projetos distintos, destinados à ações plurais que abarcam as toxicomanias.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS



 A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno visto que a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio à agosto.
A Associação CasaViva acompanhou na quarta-feira (30/04) e hoje segunda-feira (05/05) a equipe de vacinação contra a gripe.






A vacinação ocorreu nas 06 Residências Terapêuticas da Associação CasaViva, com isso foram imunizados 48 pacientes contra a gripe. Deste modo, é necessário ressaltar que esses cidadãos tornam-se grupo alvo, pois estiveram institucionalizados durante anos nos hospitais psiquiátricos, adquirindo diversas comorbidades, fazendo deles integrantes de grupos mais vulneráveis.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção de doenças, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, ter hábitos alimentares saudáveis com regularidade e não compartilhar objetos de uso pessoal.

É também importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente os integrantes de grupos mais vulneráveis  - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse, dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.



REFERÊNCIAS

http://www.who.int/topics/influenza/es/ Acesso em 05 de Maio de 2014


Um comentário: