JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
A Associação CasaViva, fundada em abril de 1996, é uma entidade de direito privado, filantrópica e sem fins lucrativos. Atualmente, a CasaViva divide suas ações em duas perspectivas: a primeira, alinhada à reforma psiquiátrica, que põe fim ao histórico de maus tratos dentro dos hospitais psiquiátricos, supostamente responsáveis pelo cuidado de pessoas com transtornos mentais, mas que promoveram a barbárie para com seus usuários num passado próximo. A segunda perspectiva de ação institucional se concretiza, então, na mobilização de equipes multidisciplinares para o tratamento dos usuários de drogas, contando com um escopo atual de cinco projetos distintos, destinados à ações plurais que abarcam as toxicomanias.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oficinas Terapêuticas de Pintura em Tecido no CASAVIVA

Através do convênio entre a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a Associação CasaViva, executamos ações de prevenção em DSTs, HIV/AIDS, violência doméstica e redução de fatores de vulnerabilidade. Neste projeto, uma das ações é a Oficina Terapêutica de Pintura em Tecido que acontece semanalmente na sede da Associação CasaViva, em Juiz de Fora.




As mulheres desenvolvem pinturas e aplicações em panos de prato e em toalhas de lavabo. A psicóloga Cândida Lucas é uma das responsáveis pelas oficinas terapêuticas que acontecem desde agosto de 2010 e tem o objetivo de promover um espaço de fala para a subjetivação das questões referentes ao tema da Sexualidade Feminina. Além disso, as oficinas têm se configurado como forma de algumas participantes buscarem nestas atividades uma forma de geração de renda.  

Toalha de Lavabo confeccionada por uma das participantes da oficina terapêutica


As irmãs Alberta e Vera Lúcia participam da oficina terapêutica de pintura em tecido desde agosto de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário